O município de São João do Tigre, localizado na microrregião do Cariri Ocidental, comemora nesta sexta-feira (24), 49 anos de emancipação política e a festa do Padroeiro da cidade, São João Batista. São João do Tigre tem uma população estimada de cerca de 5 mil habitantes. O município surgiu após o desmembramento do Município de São Sebastião do Umbuzeiro em 1962.
Desde as primeiras horas da manhã, a comunidade católica já está celebrando o dia de seu padroeiro, quando às 05h:30 a banda filarmônica fez a alvorada convidando a todos para o Ofício Divino das Comunidades, celebrado na Igreja Matriz, e que é dedicado à comunidade e aos filhos ausentes.
Na programação desta sexta-feira, ainda consta a celebração da Santa Missa, à partir das 16 horas e em seguida a procissão com a imagem de São João Batista pelas ruas da cidade, que todos os anos arrasta uma multidão de fiéis.
À noite, no arraial montado na avenida principal da cidade, a animação fica por conta da dupla Sirano e Sirino, que se apresentam à partir das 22 horas e de Luan e Forró Estilizado, que sobem ao palco por volta da meia noite.
Dia 24/06/2011 – sexta-feira
Dia do querido Padroeiro São João Batista
(Dedicado à Comunidade e Filhos Ausentes)
05h:30 - Alvorada
06h:00 - Ofício Divino das Comunidades
16h:00 - Missa Solene de encerramento e procissão com a imagem de São João Batista pelas ruas da cidade.
22h:00 - Show em Praça Pública com Sirano e Sirino e Luan e Forró Estilizado
São João Batista segundo a Igreja Católica
João Batista, chamado o "Homem enviado por Deus" era um profeta eremita e mártir. Filho de Zacarias e Isabel, primo de Jesus. Nasceu em Ain-Karim, perto de Jerusalém, e seu nascimento foi anunciado a sua mãe pelo anjo Gabriel.
Ele viveu recluso em um deserto da Judéia e depois começou a pregar as margens do Rio Jordão e batizando grande numero de penitentes. Finalmente Jesus Cristo veio para ser batizado por ele antes de ir a Galiléia para iniciar sua pregação. João continuou perto do Rio Jordão e foi preso a mando do Rei Herodes Antipas (4AC-39DC), rei da Perea e Galiléia,
Diz a tradição que como João pregava com veemência, contra a relação de Herodes com sua amante e rainha Herodias, a filha Salomé de Herodias que era uma bela mulher conseguiu seduzir Herodes e exigiu dele a cabeça de João em uma bandeja em troca de seus favores e foi subseqüentemente decapitado.
João, o batista, é o precursor do Messias. A tradição diz ainda que ele nasceu livre do pecado original e foi santificado ainda no útero de sua mãe .
Na liturgia da Igreja Católica sua festa é celebrada desde os primeiros anos da igreja católica no dia 24 de junho, e sua carreira como profeta é descrita nos evangelhos.
João é venerado com como um dos primeiros a seguirem uma vida de austeridade monástica. Na arte litúrgica ele é mostrado batizando Jesus e com um bastão que termina numa cruz.
É o santo padroeiro da amizade e sua festa é celebrada no dia 24 de junho.

0 comentários:
Postar um comentário